Na quinta-feira (31), a Polícia Civil de São Paulo desarticulou uma megacentral de telemarketing utilizada para aplicar golpes, em uma operação realizada em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ao menos 60 pessoas foram encaminhadas para prestar esclarecimentos, embora seus nomes não tenham sido divulgados, impossibilitando a localização de suas defesas. Durante a ação, os investigadores encontraram a central em funcionamento, com 'funcionários' aplicando golpes em tempo real contra novas vítimas.
A Secretaria da Segurança Pública informou que foram apreendidos cerca de 50 computadores, celulares e documentos que auxiliarão nas investigações. Os policiais descobriram quadros com metas financeiras e roteiros de abordagem que orientavam os suspeitos na manipulação das vítimas. A operação foi desencadeada após uma denúncia de uma vítima que relatou ter sido enganada ao contratar um serviço falso de assessoria para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) via aplicativo de mensagens.
Além da falsa assessoria para CNH, os estelionatários também aplicavam golpes relacionados a renegociações de juros em empréstimos consignados e financiamentos bancários. A Secretaria da Segurança destacou que os suspeitos, cujos nomes estão registrados nas empresas, possuem diversos boletins de ocorrência contra eles. As investigações continuam e as buscas prosseguem na 2ª Delegacia Cerco Sul.