Na última quinta-feira (31), a Polícia Civil, em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou uma operação em Goiânia que resultou na apreensão de mais de 8 mil sachês de nicotina, conhecidos como snus. O valor estimado da mercadoria, que não possui autorização da Anvisa para comercialização no Brasil, é de aproximadamente R$ 1,3 milhão. A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em empresas localizadas no Setor Central da capital goiana.
As investigações tiveram início após a primeira apreensão do produto em janeiro, no Mato Grosso do Sul, onde duas mil unidades foram encontradas sendo vendidas pelos Correios. A delegada Débora Melo informou que, a partir desse evento, foi identificado um distribuidor em Goiânia que promovia a venda do snus por meio de redes sociais, sem restrições quanto à idade dos compradores.
O snus, que é comercializado como uma alternativa menos nociva ao tabaco, é considerado extremamente prejudicial à saúde, com potencial de causar dependência química e um alto índice cancerígeno, segundo especialistas. Durante a operação, a sócia de uma das empresas foi presa em flagrante por vender substâncias nocivas, mas foi liberada após o pagamento de fiança equivalente a dois salários mínimos.