Na manhã de 18 de agosto, a Polícia Civil apreendeu um veículo que foi utilizado no furto de mais de 100 notebooks em uma escola estadual em Taubaté, São Paulo. A ação foi parte de uma operação que cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Itaquaquecetuba, com a participação da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) e outras delegacias da região. Além do carro, três celulares foram apreendidos durante a operação, que também resultou na prisão de um homem foragido da Justiça pelo crime de furto.
O furto ocorreu na madrugada do dia 6 de agosto, quando ladrões invadiram a Escola Estadual Professor Cesídio Ambrogi, localizada na Avenida Gabriel Ortiz Monteiro, na Vila Nogueira. Os criminosos estouraram cadeados e conseguiram levar 105 notebooks, 6 CPUs e uma caixa central que armazenava as imagens das câmeras de segurança. O prejuízo estimado com o crime é de quase R$ 170 mil, embora outros 30 notebooks tenham sido abandonados pelos ladrões na garagem da escola.
As investigações continuam, com a Polícia Civil analisando as imagens das câmeras de monitoramento cedidas pela Guarda Civil Municipal de Taubaté. O veículo apreendido também foi associado a outro furto de notebooks em Miracatu. A polícia busca identificar todos os envolvidos e esclarecer completamente os desdobramentos desse crime que impactou a comunidade escolar.