No último sábado (23), as praias da Zona Sul do Rio de Janeiro atraíram grande público devido ao calor intenso. Para prevenir furtos e arrastões, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) mobilizou 980 agentes em uma megaoperação, que resultou na condução de mais de 170 pessoas às delegacias, a maioria adolescentes. Em uma das ações, 150 jovens foram apreendidos dentro de um ônibus que voltava da Praia de Copacabana, após serem denunciados por passageiros por furtos e depredações no veículo.
A operação contou com o apoio do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM), que reforçou a segurança em locais estratégicos como Copacabana, Ipanema e Arpoador. Durante a ação, os ônibus com destino à orla foram monitorados e abordados sempre que havia indícios de práticas ilícitas. Além disso, houve fiscalização nos terminais e estações do metrô para coibir ações que pudessem comprometer a segurança dos usuários do transporte público.
A PM informou que o policiamento permanecerá reforçado neste domingo (24), visando garantir a segurança dos frequentadores das praias e do transporte público. A ação reflete a preocupação das autoridades em manter a ordem em áreas com grande concentração de pessoas durante o verão, especialmente em dias de alta temperatura.