O índice dos gerentes de compras (PMI) do setor de serviços do Brasil caiu para 46,3 pontos em julho, marcando o menor nível desde abril de 2021. Em junho, o indicador estava em 49,3 pontos. Leituras abaixo de 50 pontos indicam contração da atividade, e o PMI composto, que inclui dados da indústria, também recuou, passando de 48,7 para 46,6 pontos.
Pollyanna de Lima, diretora associada econômica da S&P Global Market Intelligence, destacou que os resultados do PMI de julho refletem um cenário desafiador para o setor privado brasileiro. Segundo ela, as empresas enfrentam custos elevados de empréstimos, pressões inflacionárias e uma escassez de oportunidades de novos negócios, fatores que têm impactado negativamente a confiança empresarial, especialmente em meio à incerteza em torno das eleições presidenciais de 2026.
Os dados revelaram que as empresas do setor de serviços enfrentaram um aumento nas despesas operacionais devido a custos mais altos de materiais, impostos e taxas de câmbio desfavoráveis. Embora os preços dos serviços tenham aumentado no ritmo mais rápido em cinco meses, a inflação dos insumos permanece elevada, embora tenha recuado para o menor nível em oito meses.
A escassez de novos negócios levou as prestadoras de serviços a reduzirem o número de funcionários, interrompendo uma sequência de oito meses de contratações. Fatores como inadimplência dos clientes, alta carga tributária e reestruturações foram citados como razões para essa redução no quadro de empregados.