O município de Pirenópolis, Goiás, será palco da 5ª edição do IPADÊ – Encontro Cerratense de Culturas Populares, nos dias 29 e 30 de agosto. O evento, promovido pela Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPi), tem como objetivo celebrar e valorizar as culturas afro-brasileiras, além de difundir as tradições populares do Brasil e da América Latina.
Idealizado pela educadora e batuqueira Juliana Bernardes, o IPADÊ começou em 2021 como um encontro voltado para grupos de Maracatu do Centro-Oeste. Nesta edição, o evento busca estabelecer novos laços com artistas do Cerrado e da América Latina, mantendo a essência de troca e aprendizado que caracteriza suas edições anteriores. A programação inclui oficinas de maracatu, danças, cortejos e shows de grupos como Camerata Caipira (DF) e Merkén (Chile).
Além das atividades locais, o IPADÊ se entrelaça ao projeto Andes Tarde que Nunca, que promove um intercâmbio cultural entre os grupos Camerata Caipira e Merkén. Durante a pandemia, os grupos colaboraram na gravação da música "Antes que o Mundo Acabe" e, em agosto, o grupo chileno estará em Pirenópolis para uma série de oficinas e apresentações. Em outubro, a Camerata Caipira visitará o Chile para dar continuidade a essa parceria.
As oficinas do evento são gratuitas, mas as vagas são limitadas e requerem inscrição prévia. Os shows, que ocorrerão em locais como o Muzza Jazz e Beira-Rio, têm ingressos a preços acessíveis, promovendo a inclusão e o acesso à cultura popular. O IPADÊ promete ser um espaço de celebração e aprendizado, unindo diversas expressões culturais em um ambiente de respeito e valorização das tradições.