A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (1º) a Operação Fluxo Legal Ilegal em Redenção, sul do Pará, para investigar um suposto esquema de desvio de combustíveis da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). A fraude estaria relacionada ao uso irregular de cartões de abastecimento vinculados ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Kaiapó.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços da cidade, incluindo a sede do DSEI Kaiapó. A ação resultou na apreensão de mídias e materiais que serão analisados para apurar o prejuízo aos cofres públicos e identificar todos os envolvidos no esquema.
As investigações tiveram início após uma denúncia anônima que relatou o uso indevido de cartões de combustível, destinados ao abastecimento de viaturas oficiais, em veículos particulares. A denúncia ainda apontou que muitos desses veículos estavam inaptos para circular, mas os cartões continuavam a ser utilizados em postos da região.
A Polícia Federal indicou que os indícios coletados sugerem um possível desvio de recursos públicos, e novas fases da operação podem ser realizadas para aprofundar as investigações.