A prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, prorrogou o prazo para inscrições no casamento comunitário, que agora se estende até o dia 29 de agosto. Com 600 vagas disponíveis, a iniciativa é realizada em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e o Cartório de Registro Civil, visando facilitar a oficialização da união entre casais. Os interessados devem se inscrever no prédio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Avenida Gilberto Freire, s/n°, Vila Mocó, em frente ao SESI, das 8h às 13h.
Embora a participação não tenha custo, os casais são incentivados a levar dois quilos de alimentos para serem doados ao programa Transforma Petrolina, que visa garantir segurança nutricional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, é necessário que pelo menos um dos noivos apresente a documentação exigida, que inclui certidão de nascimento, comprovante de residência e documentos pessoais. Casais maiores de 18 anos devem apresentar certidão de nascimento atualizada e cópias do CPF e RG, enquanto aqueles a partir de 16 anos precisam da autorização dos pais.
A medida tem como objetivo garantir a segurança jurídica dos casais e facilitar o acesso ao direito fundamental de oficializar a união. O evento já teve sucesso anteriormente, com 160 casais oficializando suas uniões em edições passadas. A divulgação da data e local da cerimônia será feita em breve pela prefeitura, que busca promover a inclusão social por meio dessa ação comunitária.