Uma pesquisa do Datafolha, divulgada nesta segunda-feira (4), revela que 45% dos brasileiros acreditam que a situação econômica do país irá piorar nos próximos meses, um aumento significativo em relação aos 33% registrados em junho. O levantamento, realizado nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 entrevistados, mostra uma queda na confiança econômica, com apenas 28% dos participantes prevendo uma melhora, em comparação aos 32% do mês anterior.
Além disso, 51% dos entrevistados afirmaram que a economia piorou nos últimos meses, um aumento em relação aos 47% de junho. A pesquisa também indica que a percepção de estabilidade econômica caiu, com 25% dos entrevistados afirmando que a situação se manteve a mesma, uma diminuição em relação aos 28% do levantamento anterior.
Os dados refletem um cenário de crescente pessimismo entre os brasileiros, que se intensificou após o anúncio de medidas econômicas nos Estados Unidos. A pesquisa Datafolha, que avalia a percepção econômica desde abril de 2019, mostra que a atual marca é a pior fora do período da pandemia, com a confiança na economia pessoal também em queda. Para o futuro, 22% dos entrevistados acreditam que sua situação econômica pessoal irá piorar, um aumento em relação aos 14% de junho.