Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre 26 e 28 de julho de 2025 indica que 59% dos eleitores brasileiros notaram um aumento nos preços das compras de supermercado e nas despesas gerais nas últimas semanas. Este percentual representa uma queda de 6 pontos em relação a março deste ano. Apenas 9% dos entrevistados afirmaram que os custos diminuíram, enquanto 24% disseram não ter percebido mudanças nos preços e 8% não souberam responder.
O levantamento foi conduzido com 2.500 pessoas em 182 municípios nas 27 unidades da Federação, utilizando ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. A metodologia incluiu uma estratificação demográfica para garantir a representatividade dos dados coletados.
Os resultados também mostraram que eleitores de diferentes espectros políticos, como os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, apresentam percepções semelhantes sobre sua situação financeira, com 56% e 59% afirmando que seus custos aumentaram, respectivamente. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do PoderData, parte do grupo Poder360 Jornalismo.