Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 26 e 28 de julho de 2025 aponta que 59% dos eleitores brasileiros notaram um aumento nos preços de supermercados e nas contas domésticas nas últimas semanas. O levantamento, que entrevistou 2.500 pessoas em 182 municípios, mostra uma queda de 6 pontos percentuais na percepção de alta em relação a março deste ano. Apenas 9% dos entrevistados afirmaram que os preços diminuíram, enquanto 24% não perceberam mudanças e 8% não souberam responder.
O estudo também revela que a percepção de aumento nos preços é semelhante entre eleitores de diferentes espectros políticos. Entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 56% relataram aumento, enquanto 59% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilham da mesma opinião. Além disso, 28% dos eleitores de Lula e 24% dos de Bolsonaro afirmaram que os preços permaneceram estáveis, e 8% e 7%, respectivamente, acreditam que os preços caíram.
A pesquisa foi realizada por telefone, utilizando o sistema Unidade de Resposta Audível (URA), e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. A amostra foi ponderada com base em variáveis como sexo, idade, renda, escolaridade e região geográfica, garantindo a representatividade dos dados coletados.