Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, 31, aponta que 57% dos brasileiros consideram errado o pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o Supremo Tribunal Federal (STF) encerre a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O levantamento foi feito nos dias 29 e 30 de julho, coincidentemente na data da oficialização de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros por Trump, que justificou a medida como resposta ao tratamento dado ao ex-presidente.
A pesquisa revelou que 36% dos entrevistados apoiam a posição de Trump, enquanto 7% não souberam responder. A carta enviada por Trump ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual critica o julgamento de Bolsonaro, foi citada como uma "caça às bruxas" que deveria ser encerrada imediatamente, segundo o americano.
Além disso, o Datafolha questionou os brasileiros sobre a percepção de que Bolsonaro está sendo perseguido. Os resultados mostraram um país dividido: 50% negam a ideia de perseguição, enquanto 45% acreditam que ele está sendo injustiçado. Outros 5% não souberam opinar. No mesmo dia da pesquisa, o governo americano também impôs sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, sob a Lei Magnitsky.