Uma pesquisa realizada pelo Ibevar em parceria com a FIA Business School revelou que os presentes para o Dia dos Pais estão se tornando mais sofisticados, priorizando experiências em família. O estudo, que ouviu diversos consumidores, apontou que o iPhone 15 Pro lidera a lista de preferências, com 72% de interesse entre os entrevistados. Em seguida, aparecem viagens de fim de semana (68%) e tênis premium (58%).
Além dos eletrônicos, experiências gastronômicas como jantares em restaurantes do tipo chef’s table (52%) também se destacam. Outros itens populares incluem o Apple Watch (51%), shows VIP (47%) e fones de ouvido AirPods Pro (43%). A pesquisa indica uma mudança cultural significativa, com a participação de experiências como presentes aumentando de 11% em 2024 para 16% em 2025, com uma projeção de 30% até 2030.
O estudo sugere que a pandemia acelerou essa transformação, evidenciando que a verdadeira escassez contemporânea é temporal e emocional, não material. Enquanto a satisfação com produtos físicos tende a decair rapidamente, as memórias de experiências tendem a se valorizar com o tempo, criando um efeito de nostalgia. A pesquisa também destaca que as experiências estão crescendo 45% ao ano, refletindo uma busca por conexões significativas em um mundo cada vez mais digitalizado.