Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 26 e 28 de julho de 2025 indica que 53% dos brasileiros estão otimistas quanto à melhoria de suas finanças pessoais nos próximos seis meses. O levantamento, que entrevistou 2.500 pessoas em 182 municípios, apresenta uma leve alta de 1 ponto percentual em relação a dezembro de 2024, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais.
A pesquisa também revelou que apenas 12% dos entrevistados se mostraram pessimistas, acreditando que sua situação financeira deve piorar, uma queda de 4 pontos percentuais desde o final do ano passado. Outros 31% afirmam que não esperam mudanças em suas finanças, enquanto 4% não souberam responder.
Os dados foram coletados por meio de ligações para celulares e telefones fixos, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. O PoderData, parte do grupo Poder360 Jornalismo, utiliza uma metodologia rigorosa para garantir a representatividade da amostra, realizando dezenas de milhares de telefonemas para alcançar um perfil demográfico equilibrado.
Entre os eleitores que votaram nos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, a maioria também se mostrou otimista: 55% dos lulistas e 53% dos bolsonaristas acreditam que suas finanças devem melhorar. O estudo destaca a similaridade nas percepções financeiras entre os apoiadores dos dois líderes políticos, refletindo um clima de esperança em relação à economia entre a população brasileira.