Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre 26 e 28 de julho de 2025 indica que 45% dos eleitores brasileiros afirmam ter R$ 200 disponíveis para emergências, um aumento de 6 pontos percentuais desde dezembro de 2024. Este percentual é superior ao dos que não teriam a quantia, que representa 31% da população, enquanto 24% não souberam responder. A pesquisa sugere que os programas sociais implementados pelo governo têm contribuído para essa melhora na situação financeira dos cidadãos.
O estudo destaca que a injeção de recursos públicos na economia, com um investimento anual de R$ 397 bilhões em ações sociais, tem gerado efeitos positivos. O Bolsa Família, principal programa de redistribuição de renda do país, beneficia um em cada quatro brasileiros. Além disso, a pesquisa aponta uma diminuição na percepção de deterioração das finanças pessoais, com a taxa de brasileiros que consideram suas finanças piores caindo de 25% para 20% no último semestre.
Esses dados são um sinal positivo para o governo, que já planeja lançar mais seis programas sociais até as eleições de 2026. A pesquisa foi realizada com 2.500 entrevistas em 182 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. O PoderData, parte do grupo Poder360, utilizou uma metodologia rigorosa para garantir a representatividade dos dados coletados, refletindo a diversidade da população brasileira.