Uma pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, revela que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrenta uma reprovação de 40% e uma aprovação de 29%. O levantamento, que entrevistou 2.004 eleitores em 130 cidades do Brasil, foi realizado entre os dias 29 e 30 de julho, em um contexto de crescente tensão nas relações comerciais com os Estados Unidos sob a administração de Donald Trump.
Embora houvesse expectativa de melhora na imagem do presidente, a avaliação de 'ruim/péssimo' permaneceu estável, enquanto a de 'ótimo/bom' subiu ligeiramente de 28% para 29%. A classificação como 'regular' caiu de 31% para 29%, com 1% dos entrevistados optando por não opinar.
A pesquisa também indica que Lula enfrenta maior desaprovação entre eleitores de classe média baixa (62%), de maior renda (57%), evangélicos (55%), residentes no Sul do país (51%), com maior nível de instrução (49%) e na faixa etária de 35 a 44 anos (48%). Em comparação, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentava, após dois anos e oito meses de governo, 24% de aprovação e 51% de reprovação.
Além disso, os dados mostram que 50% dos eleitores desaprovam o trabalho de Lula no Executivo Federal, enquanto 46% o aprovam, mantendo-se estáveis em relação ao levantamento anterior realizado em junho, segundo o Datafolha.