Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta quinta-feira (31) revela que 89% dos brasileiros acreditam que o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá um impacto negativo na economia do Brasil. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas nos dias 29 e 30 de julho, foi realizado antes da oficialização da sobretaxa e da lista de produtos isentos.
Dos entrevistados, 66% afirmaram que o tarifaço prejudicará muito a economia brasileira, enquanto 23% acreditam que o impacto será apenas moderado. Apenas 7% dos participantes consideram que a medida não trará prejuízos, e 4% não souberam opinar. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
Além disso, 77% dos brasileiros acreditam que suas economias pessoais serão afetadas pelo tarifaço, com 43% afirmando que sofrerão um grande impacto. Em resposta a como o Brasil deveria agir, 72% dos entrevistados sugerem que o governo de Lula deve negociar com os EUA para reverter a decisão, enquanto 15% defendem que o Brasil deve aplicar tarifas semelhantes aos produtos americanos.
A pesquisa também abordou a confiança dos brasileiros em seus parceiros comerciais, com 74% afirmando confiar nos países da União Europeia, seguidos por 72% que confiam em parceiros do Mercosul e 66% que confiam na China. Os Estados Unidos foram citados por 51% dos entrevistados como parceiros confiáveis.