A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a cair, segundo pesquisa do instituto Gerp divulgada neste sábado (30). Apenas 35% dos brasileiros aprovam a atual gestão, enquanto 58% reprovam e 7% não souberam ou preferiram não responder. O levantamento, feito entre os dias 22 e 27 de agosto, indica uma queda de dois pontos percentuais na aprovação em relação ao mês anterior e um aumento proporcional na rejeição. Apesar de a oscilação estar dentro da margem de erro, o instituto avalia que os números apontam para uma estabilização do apoio ao presidente em torno de um terço do eleitorado.
A pesquisa destaca que fatores como a queda de preços e a resposta do governo ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos ajudaram a conter uma perda maior de popularidade. No entanto, o alto índice de rejeição evidencia a força da oposição e a dificuldade de Lula em ampliar sua base de apoio. A desaprovação ao governo é maioria em todos os recortes demográficos, com o índice mais alto aparecendo entre jovens de até 17 anos (71%) e pessoas com renda superior a 10 salários mínimos (70%).
Pela primeira vez desde o início do mandato, o Nordeste — tradicionalmente favorável a Lula e ao PT — apresentou mais reprovação do que aprovação. O presidente tem melhor desempenho relativo entre mulheres, moradores do Norte e idosos, embora, mesmo nesses grupos, a desaprovação siga maior. O levantamento ouviu 2.000 eleitores por telefone, com margem de erro de 2,24 pontos percentuais e grau de confiança de 95,55%.