Uma pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25) mostra que 55% dos brasileiros consideram justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, imposta pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado entre 13 e 17 de agosto, revela que 57% dos entrevistados acreditam que a chamada de vídeo feita por Bolsonaro foi uma provocação intencional ao ministro, enquanto apenas 30% defendem que ele não compreendeu as regras impostas.
A pesquisa também destaca que a prisão foi decretada em 4 de agosto, após Bolsonaro descumprir medidas cautelares relacionadas ao uso de redes sociais. Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, o estudo ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. Os dados indicam que o apoio à prisão é mais forte entre eleitores de Lula e moradores do Nordeste, enquanto a rejeição é maior entre os apoiadores de Bolsonaro.
O julgamento de Jair Bolsonaro no STF está previsto para começar em 2 de setembro, e a pesquisa sugere um aumento na percepção pública sobre sua responsabilidade em ações que podem ser vistas como tentativas de desestabilização. Com 52% dos entrevistados acreditando que ele participou de um plano para um golpe, o cenário político continua tenso à medida que se aproxima a data do julgamento.