Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (21), aponta que a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é o maior temor político entre os brasileiros. De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados afirmam ter mais medo do retorno de Bolsonaro ao Planalto, enquanto 39% expressam preocupação com a continuidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no cargo após 2026. Outros 8% têm receio de ambos, 2% não temem nenhum dos dois e 4% não souberam ou não quiseram responder.
O estudo, realizado entre os dias 13 e 17 de agosto com 12.150 entrevistas presenciais em todo o Brasil, revela uma intensificação do receio entre eleitores sem posicionamento político definido. Nesse grupo, o medo da volta de Bolsonaro subiu de 38% para 46%, enquanto a preocupação com a permanência de Lula caiu de 27% para 25%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Além disso, a pesquisa simulou nove cenários de segundo turno entre Lula e candidatos da direita, nos quais o presidente venceu em todos os casos, com uma vantagem que variou de 8 a 16 pontos percentuais. Esses dados refletem um cenário político tenso e incerto, à medida que se aproximam as eleições de 2026.