O cantor tradicionalista Pedro Ortaça, de 83 anos, retorna ao cenário musical com o lançamento da música "Pena Guarany", previsto para esta terça-feira (5) no canal de seu filho, Gabriel Ortaça, às 18h15. A gravação ocorreu em 15 de julho na aldeia guarani do distrito de Buriti, em Santo Ângelo, e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, celebrando os 400 anos das Missões, que serão comemorados em 2026.
Após um período afastado devido a um tratamento de edema pulmonar e pneumonia, Ortaça expressa sua emoção ao voltar a cantar. Gabriel, seu filho, destaca a importância do retorno do pai, afirmando que "é a missão dele" alegrar as pessoas, mesmo diante de desafios pessoais. A letra da canção, escrita por Vaine Darde, aborda a resistência dos povos indígenas, especialmente os Guarani, e estava guardada por uma década até ser musicada por Gabriel.
"Pena Guarany" será a primeira canção do artista com acompanhamento de violino, gravado remotamente por Douglas Mendes, que faleceu em junho deste ano. O violino, um instrumento tradicional das Missões, simboliza a conexão cultural com a história indígena. Além do lançamento da música, Pedro Ortaça receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) no dia 24 de outubro, em São Luiz Gonzaga, reconhecendo sua contribuição à cultura gaúcha.