O empresário Paulo Skaf foi reeleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) pela quinta vez, recebendo 99% dos votos válidos em uma chapa única. A posse está agendada para 1º de janeiro de 2026, quando Skaf substituirá Josué Gomes, que enfrentou desafios internos durante seu mandato iniciado em 2022.
Após a eleição, Skaf destacou a importância de uma diplomacia empresarial que complemente a atuação oficial do governo, com foco na preparação de pequenas e médias empresas para o mercado internacional. Ele enfatizou a necessidade de abrir novos mercados e aumentar a competitividade das indústrias brasileiras, especialmente em relação aos Estados Unidos.
Skaf também se reuniu recentemente com o governador Tarcísio de Freitas e empresários para discutir a questão do tarifaço, que impõe sobretaxas sobre produtos brasileiros. O novo presidente da Fiesp considerou a situação como um problema urgente, pedindo a colaboração da diplomacia oficial para reduzir a alíquota de 50% sobre os produtos. Além disso, anunciou que Roberto Azevêdo, ex-diretor da OMC, liderará o conselho de relações internacionais da Fiesp a partir de Nova York.
O empresário, que inicialmente não planejava retornar à presidência da federação, afirmou ter sido convocado pelo setor produtivo. Ele criticou propostas de aumento de impostos e sinalizou que novidades sobre a campanha contra o aumento de impostos, simbolizada pelo pato amarelo, serão divulgadas no próximo ano.