O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) declarou, nesta segunda-feira (4), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria agido intencionalmente para ser preso e se vitimizar. A afirmação foi feita em entrevista ao site Poder360, onde Pimenta afirmou que a prisão de Bolsonaro era esperada e parte de uma estratégia de vitimização do ex-chefe do Executivo.
A decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, que determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, foi motivada pelo descumprimento de medidas cautelares impostas anteriormente. O ministro alegou que o ex-presidente utilizou redes sociais para incitar ataques ao Supremo e apoiar intervenções estrangeiras no Judiciário brasileiro.
O estopim para a nova medida foi a participação de Bolsonaro em uma manifestação no Rio de Janeiro, onde seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o colocou em viva-voz durante o ato. Com a nova decisão, o ex-presidente deverá cumprir restrições como proibição de sair de casa, uso de tornozeleira eletrônica e limitações nas visitas que pode receber, além da entrega de celulares disponíveis em sua residência.