O Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), localizado a 12 km de Goiânia, inaugurou sua nova sede administrativa e guarita de entrada na terça-feira (29/07), dois meses antes do prazo previsto. A reforma, que deveria ser finalizada em novembro de 2025, foi realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Xingu Rio Transmissora de Energia Elétrica (XRTE), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
As obras, iniciadas na segunda quinzena de abril, mobilizaram cerca de 20 trabalhadores e abrangeram uma área de 240,65 m². Os serviços incluíram a demolição de estruturas comprometidas, substituição de instalações elétricas e hidrossanitárias, reforma de banheiros e cozinha, além de melhorias na cobertura e pintura da sede. Na guarita, foram realizadas substituições de cobertura, piso e requalificação do banheiro.
De acordo com Caio César Neves, gerente de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação da Semad, as melhorias visam proporcionar uma infraestrutura mais adequada para a gestão do parque, beneficiando servidores, pesquisadores e visitantes. Tiago Cintra, responsável pelo parque, destacou a importância das reformas para atender a uma ampla gama de visitantes, incluindo famílias, estudantes e fotógrafos.
O Peamp, que abriga remanescentes de Cerrado e oferece trilhas e áreas para lazer, é uma das 25 unidades de conservação sob gestão da Semad em Goiás. O parque está aberto ao público de terça a domingo, das 6h às 17h, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento para visitas individuais.