Neste sábado, 2 de setembro, as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Palmas estarão abertas para o Dia D de vacinação, oferecendo imunizantes contra doenças como dengue, influenza e sarampo. A medida é uma resposta ao aumento de casos de sarampo no Tocantins, onde 24 notificações foram registradas, incluindo 15 casos confirmados em Campos Lindos.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) orientou todos os 139 municípios do estado a intensificarem as ações de vacinação, uma vez que o sarampo é uma doença altamente contagiosa. As salas de vacinação estarão disponíveis das 8h às 17h, e os cidadãos devem apresentar o cartão de vacina e documentos pessoais para receber as doses.
A ação faz parte do projeto Missão Imunizar, que visa aumentar a cobertura vacinal em Palmas, especialmente entre crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias, que receberão a chamada "dose zero" da vacina contra o sarampo. Além das USFs, equipes da Semus também estarão no Terminal Rodoviário de Palmas, imunizando pessoas que chegam ou saem da capital, com barreiras sanitárias programadas para o sábado e domingo.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Semus, Micheline Pimentel, destacou a importância da vacinação para o desenvolvimento saudável das crianças e a proteção da saúde pública, evitando surtos de doenças graves.