Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), impulsionados por Brasil e Colômbia, assinarão uma declaração conjunta em apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O fundo será lançado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30, que ocorrerá em Belém, e tem como objetivo financiar a preservação das florestas tropicais, fundamentais para a regulação do clima e captura de carbono na atmosfera.
A declaração será um dos documentos referendados na nova edição da Cúpula da Amazônia, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente colombiano Gustavo Petro. Além de aprovar a declaração em favor do TFFF, a cúpula deverá ratificar a Carta de Bogotá, que reforça compromissos em ações contra o desmatamento e em prol do desenvolvimento sustentável do bioma amazônico.
O TFFF poderá captar cerca de US$ 125 bilhões entre recursos públicos e privados, com um modelo que remunera países que comprovarem a conservação de suas florestas. Essa iniciativa inovadora não apenas busca financiar a preservação ambiental, mas também destina 20% dos recursos para comunidades indígenas e tradicionais, fortalecendo seu papel na proteção dos biomas florestais.