A Caixa Econômica Federal inicia o pagamento do Bolsa Família referente ao mês de agosto no dia 18, seguindo um calendário escalonado que se estende até o dia 29. Os depósitos serão realizados com base no final do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários, que devem ter seus dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) para não perderem o benefício.
Além do Bolsa Família, será efetuado o pagamento do Vale Gás, que ocorre a cada dois meses e tem seu valor calculado com base no preço médio do botijão de 13 kg nos últimos seis meses, conforme informações da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Famílias em municípios em situação de emergência ou calamidade pública receberão o pagamento no primeiro dia do calendário.
Em julho, o programa atendeu 19,6 milhões de famílias, totalizando 51,2 milhões de pessoas e um repasse de R$ 13,16 bilhões, com um valor médio de R$ 671,52 por família. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) informou que quase 1 milhão de famílias deixaram de receber o benefício em julho devido ao aumento da renda familiar.
O calendário de pagamentos de agosto é o seguinte: final do NIS 1 em 18 de agosto, final do NIS 2 em 19 de agosto, final do NIS 3 em 20 de agosto, final do NIS 4 em 21 de agosto, final do NIS 5 em 22 de agosto, final do NIS 6 em 25 de agosto, final do NIS 7 em 26 de agosto, final do NIS 8 em 27 de agosto, final do NIS 9 em 28 de agosto e final do NIS 0 em 29 de agosto.