Um padre de 41 anos foi preso na manhã deste domingo (24) em Cascavel, no oeste do Paraná, sob a suspeita de abusar sexualmente de jovens da comunidade católica e de adolescentes em situação de vulnerabilidade. O religioso, cujo nome não foi divulgado, foi detido temporariamente por policiais do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA), que também cumpriram um mandado de busca e apreensão em sua residência.
A investigação, que teve início em 16 de junho, já ouviu 11 pessoas, incluindo três vítimas identificadas. Segundo a polícia, o padre apresentava um padrão de comportamento predatório desde 2010 e tentava contatar as vítimas e testemunhas de forma insistente, o que levou à necessidade da prisão temporária. Além dos abusos, irregularidades na gestão financeira da paróquia onde atuava foram descobertas, assim como a prática ilegal de medicina em seu consultório.
Após as primeiras evidências dos abusos, o padre foi afastado de suas funções eclesiásticas em 14 de agosto. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar novas vítimas e testemunhas, e denúncias podem ser feitas ao NUCRIA ou pelos canais nacionais de direitos humanos.