O contrato mais líquido do ouro registrou uma leve queda de 0,07% nesta quarta-feira, 6, encerrando a sessão a US$ 3.405,20 por onça-troy na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York. O movimento ocorre em meio à expectativa dos investidores pelo anúncio do novo integrante do Federal Reserve (Fed), que deve substituir a diretora Adriana Kugler, que renunciou ao cargo. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode divulgar o nome ainda esta semana.
Trump mencionou que tem quatro candidatos em mente para o cargo, entre eles o diretor do Conselho Econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, e o ex-diretor do Fed, Kevin Warsh. O novo presidente do Fed deverá apoiar cortes nas taxas de juros, o que historicamente beneficia o preço do ouro. As preocupações com a desaceleração econômica dos EUA e as expectativas de cortes nas taxas têm sustentado a demanda pelo metal precioso.
O presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que considera apropriado realizar dois cortes nas taxas de juros ainda em 2023. Especialistas, como Russel Shor, da plataforma de análises Tradu, destacam que a busca pelo ouro permanece forte, impulsionada por dados econômicos fracos, como o PMI de serviços e o payroll, que intensificaram os temores de estagflação, caracterizada pela alta dos preços e a deterioração das métricas de crescimento.