O contrato mais líquido do ouro registrou alta de 0,78% nesta segunda-feira, 4, encerrando o dia a US$ 3.399,50 por onça-troy na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex). O aumento nos preços do metal precioso foi impulsionado por novas perspectivas de cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed), após a divulgação de dados de emprego abaixo do esperado nos Estados Unidos.
As tensões geopolíticas também permanecem em foco, com o UBS destacando a importância de se proteger contra a incerteza. O banco observou que mudanças institucionais, como a recente substituição da comissária do Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA, podem aumentar a sensibilidade do mercado em relação a sinais de política monetária.
O Swissquote Bank avaliou que os temores de recessão, reacendidos pelos dados do payroll de julho, intensificaram as expectativas de cortes de juros. No entanto, o banco alertou que a economia fraca não estava prevista nas promessas do presidente Donald Trump, e que cortes de juros mal planejados podem prejudicar a credibilidade dos dados econômicos dos EUA.