Os países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) divulgaram neste sábado (23) um comunicado conjunto em defesa do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que será lançado oficialmente em novembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. O comunicado foi aprovado durante a 5ª Cúpula da OTCA, realizada em Bogotá, na Colômbia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O TFFF, idealizado pelo Brasil em colaboração com Colômbia, Noruega, Reino Unido, França e Emirados Árabes Unidos, visa arrecadar US$ 125 bilhões para a preservação de biomas florestais em cerca de 70 países. O fundo destinará 20% de seus recursos diretamente a comunidades indígenas e tradicionais, reconhecendo seu papel vital na conservação das florestas tropicais. Cada hectare preservado será remunerado em US$ 4, conforme estipulado no comunicado da OTCA.
A criação do TFFF representa um avanço significativo nas iniciativas globais de combate às mudanças climáticas, alinhando-se aos compromissos da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e ao Acordo de Paris. A valorização dos povos indígenas e comunidades locais é um princípio fundamental do fundo, refletindo a necessidade de uma abordagem inclusiva e sustentável na conservação ambiental.