Representantes de povos e organizações da sociedade civil amazônica divulgaram uma carta nesta quarta-feira, 20, que será entregue aos líderes do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) durante o Encontro Regional em Bogotá, na Colômbia, no dia 22. O documento destaca a necessidade de maior participação social nas decisões estratégicas da região, em meio à grave crise socioecológica que afeta a Amazônia.
As demandas incluem a criação de uma OTCA Social, que permita a atuação de povos tradicionais, indígenas e quilombolas na governança do tratado. Cleidiane Vieira, coordenadora do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), enfatiza que o desenvolvimento da Amazônia depende da participação popular daqueles que realmente habitam e protegem a região.
O Encontro Regional também abordará a revisão da Declaração de Belém e as ações para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro. As propostas apresentadas visam integrar as vozes da sociedade civil nas decisões sobre mudanças climáticas e conservação do bioma amazônico, essenciais para evitar um ponto de não retorno na preservação da floresta.