Na quarta-feira (6), a sessão de abertura de uma cúpula sobre mudanças climáticas, que reuniria parlamentares da América Latina e do Caribe, foi impedida pela ocupação de parlamentares da oposição no plenário do Senado Federal. O evento, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) da ONU, necessitou ser transferido para um auditório do complexo do Senado devido à situação.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não compareceu à cerimônia, que foi aberta pelo líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA). Em sua fala, Wagner agradeceu à equipe técnica do Senado pela rápida adaptação do novo espaço para o evento, que contou com a presença de diplomatas de diversos países.
A ocupação dos plenários da Câmara e do Senado por parlamentares de oposição teve início na terça-feira (5), em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os opositores anunciaram que bloqueariam os trabalhos legislativos até que fossem discutidas propostas para a pacificação política, incluindo um 'pacote de paz' com pautas como o perdão a condenados pelos ataques de 8 de janeiro e o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes.