Na manhã de terça-feira (26), a oposição no Congresso decidiu apoiar a candidatura de Duarte Jr. (PSB-MA) para a vice-presidência da CPI mista do INSS. A escolha do deputado maranhense foi consolidada em um acordo que se formou minutos antes da reunião, após o recuo do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que havia considerado se candidatar ao cargo.
A construção desse acordo representa uma mudança significativa em relação à reviravolta da semana anterior, quando aliados da oposição haviam assumido o comando da CPI. Carlos Viana, que derrotou o indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para a presidência da CPI, optou por Alfredo Gaspar (União-AL) como relator dos trabalhos, em meio a um clima de articulação intensa.
A CPI, que foi instalada na semana passada, tem como objetivo investigar fraudes em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, com prejuízos estimados pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) em até R$ 6,3 bilhões. As investigações revelam um esquema de descontos não autorizados em benefícios previdenciários, envolvendo cadastros forjados por entidades que não tinham capacidade de prestar serviços aos aposentados e pensionistas.