Uma operação de combate à caça e pesca predatória foi realizada no Parque Nacional do Araguaia, em Pium, na última quinta-feira (31). A ação, denominada Operação Javaés 1, resultou na apreensão de 10 tartarugas vivas, 720 kg de peixes, armas de fogo e redes de pesca. A operação contou com a participação da Polícia Militar, que utilizou embarcações e o apoio do helicóptero Graer 03.
Durante a operação, foram identificados sete suspeitos de crimes ambientais, todos oriundos da cidade de Barreira de Campos (PA). Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, impossibilitando o contato com suas defesas. Um Termo Circunstanciado de Ocorrência foi lavrado contra um dos suspeitos por capturar quelônios, que foi liberado após os procedimentos legais.
Seis pessoas foram presas por crimes ambientais, incluindo um indivíduo autuado por porte ilegal de arma de fogo, além de caça e pesca predatória. Os demais foram detidos por pesca predatória e todos foram encaminhados à Unidade Prisional de Paraíso. A ação visa proteger a fauna local e coibir práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade da região.