Cinco pessoas foram presas nesta quinta-feira (31) durante uma operação da Polícia Civil em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo Contagem, Betim e Vespasiano. Os suspeitos são integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de combustíveis, que atuava em trechos estratégicos onde caminhões da refinaria de Betim eram rendidos.
As investigações, que duraram quase um ano, revelaram que o grupo monitorava a saída dos veículos e utilizava redutores de velocidade para abordar os motoristas. Após a rendição, as cargas eram transbordadas em galpões, e bloqueadores de sinal eram empregados para desativar os rastreadores dos caminhões. A carga roubada era então revendida a postos de combustíveis na capital e na Grande BH, com indícios de que o grupo também atuava em outras regiões, incluindo o interior do estado e São Paulo.
Durante a operação, a polícia apreendeu um caminhão e uma caminhonete utilizados no esquema. O delegado Davi Gomes informou que a investigação está em sua segunda fase, focando na identificação dos postos que compravam o combustível roubado. Os detidos podem responder por crimes como organização criminosa, roubo duplamente qualificado e uso de arma de fogo. A Polícia Civil continua as investigações para desmantelar toda a rede de receptadores envolvida no crime.