A Polícia Federal deflagrou na terça-feira (19) a Operação ‘Lei do Retorno’, que investiga o desvio de aproximadamente R$ 50 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) no Maranhão. A ação resultou na execução de 45 mandados de busca e apreensão em cidades como Caxias, São Luís e Buriti Bravo, além de Teresina, no Piauí, envolvendo figuras políticas proeminentes, como a deputada estadual Daniella (PSB) e o ex-prefeito de Caxias, Fábio Gentil.
As investigações apontam que os recursos desviados eram obtidos por meio de manipulação de licitações, com a participação de servidores públicos. Durante as buscas, a PF apreendeu cheques, veículos de luxo e joias, totalizando mais de R$ 50 mil em espécie. Os crimes apurados incluem formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 52 anos de prisão para os condenados.
Os investigados se manifestaram por meio de notas, afirmando não haver indícios de irregularidades em suas condutas. A deputada Daniella e Fábio Gentil expressaram confiança nas instituições e se colocaram à disposição para esclarecimentos. O desdobramento dessa operação poderá impactar significativamente a política local e a confiança pública nas instituições governamentais.