Entre os dias 9 e 11 de setembro, alunos de seis escolas municipais de Pirenópolis participarão de oficinas de canto e prática musical, promovidas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O projeto faz parte da programação do 24º Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis, e visa preparar cerca de 15 alunos por escola para uma apresentação especial no dia 11, no Largo da Igreja Matriz.
Durante os três dias, os estudantes participarão de ensaios e oficinas conduzidas por professores de música e monitores da Secult Goiás, em locais como o Centro Municipal de Música e Artes Ita e Alaor e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A seleção dos alunos foi realizada em colaboração com as equipes gestoras das escolas, que incluem a Escola Municipal Profa. Olívia Conceição de Pina, Dom Bosco, Santo Antônio, Luciano da Silva Peixoto, Dom Emmanoel Gomes de Oliveira e Escola Municipal Benedito Camargo (povoado de Placas).
A iniciativa é vista como uma forma de ampliar o alcance do festival e fortalecer a formação cultural das novas gerações. Wesley Oliveira, diretor de Preservação de Patrimônio do município, destaca que a participação nas oficinas promove criatividade e inclusão, despertando o interesse pela cultura musical nas crianças. O Canto da Primavera, que já movimenta a cena musical goiana há 24 anos, se consolida como uma das principais políticas públicas de valorização da música no estado, oferecendo oportunidades para talentos locais e nacionais.