A Organização das Cooperativas do Brasil em Goiás (OCB/GO) inaugurou no dia 30 de julho uma usina fotovoltaica em Bela Vista, Goiás, com o objetivo de promover práticas sustentáveis e reduzir o impacto ambiental do cooperativismo na região. A usina, que possui capacidade de 75 quilowatts (kW), demandou um investimento de R$ 360 mil e levou cerca de um ano para ser concluída, desde sua construção até a aprovação para funcionamento.
Durante a cerimônia de inauguração, a OCB/GO também apresentou a CoopGoiás Energia, uma nova cooperativa formada por 30 cooperados em março deste ano, além de destacar a obra de recepção, secagem e armazenamento da Cooperativa Agropecuária Mista de Piracanjuba (Coapil). O projeto inicial da usina visava fornecer energia renovável para o Edifício Goiás Cooperativo, mas uma mudança na legislação levou à decisão de alugar a usina, gerando receita para a OCB/GO.
A comercialização da energia gerada será gerida pela CoopGoiás Energia, que busca não apenas reduzir os custos de energia para seus membros, mas também promover a importância do uso de fontes sustentáveis no cooperativismo goiano. "Estamos chamando a atenção para a importância do uso de fontes de energia sustentável no cooperativismo goiano", afirmou Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO.