A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou na segunda-feira (18) que notificará a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e avalia processá-la após suas declarações sobre a possibilidade de acionar judicialmente advogados que orientam produtores rurais a solicitar recuperação judicial. A declaração foi feita em uma coletiva de imprensa no dia 15 de agosto de 2025, onde Medeiros afirmou que o departamento jurídico do banco está analisando os escritórios que, segundo ela, têm orientado os produtores de forma ostensiva contra a instituição.
A fala de Medeiros provocou uma reação imediata do Conselho Federal da OAB, que considera essa postura uma tentativa de criminalizar o exercício da advocacia. A entidade enviará uma notificação extrajudicial à presidente do banco pedindo esclarecimentos e afirmou que, se confirmada a intenção de judicializar a atuação dos advogados, utilizará todos os recursos disponíveis para defender a categoria e poderá acionar a Justiça contra Medeiros.
Além disso, as declarações da presidente do BB ocorreram em um contexto de queda significativa nos lucros da instituição, com um recuo de 60% no lucro líquido ajustado no segundo trimestre de 2025. Medeiros destacou que muitos produtores não buscaram o banco para renegociação antes de entrar com pedidos de recuperação judicial, atribuindo a responsabilidade a consultorias e escritórios de advocacia. O Banco do Brasil, por sua vez, afirmou respeitar o exercício da advocacia e combater práticas inadequadas que prejudicam o sistema judiciário e os produtores rurais.