A partir de 2 de setembro, novas regras para a obtenção de vistos de não imigrante dos Estados Unidos entrarão em vigor, conforme anunciado pelo Departamento de Estado dos EUA. A atualização, que substitui a norma anterior de fevereiro de 2025, permitirá que alguns solicitantes de renovação do visto não precisem passar por uma entrevista presencial, enquanto aqueles que solicitam o visto pela primeira vez, incluindo crianças e idosos, ainda precisarão agendar uma entrevista com um oficial consular.
Os portadores de vistos diplomáticos e oficiais, assim como solicitantes de determinados códigos de visto, estão isentos da entrevista. Para renovação dos vistos B-1 e B-2, a isenção se aplica se o solicitante atender a critérios específicos, como ter mais de 18 anos na emissão anterior e solicitar dentro do prazo de 12 meses após o vencimento do visto. Apesar das isenções, os oficiais consulares poderão solicitar entrevistas em casos específicos, conforme avaliação individual.
Além das mudanças nas entrevistas, uma nova taxa chamada ‘Visa Integrity Fee’ de US$ 250 será implementada, aumentando o custo total do visto para US$ 459. Essa taxa foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos e sancionada pelo presidente Donald Trump em julho. Os interessados devem acompanhar as atualizações nos sites das embaixadas e consulados americanos para mais informações sobre o processo.