Uma nova frente fria atinge a cidade de São Paulo a partir desta terça-feira, 5, conforme previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura. O fenômeno deve provocar aumento da nebulosidade, chuvas isoladas e rajadas moderadas de vento na capital paulista. O estado de alerta para baixas temperaturas permanece em vigor.
Na segunda-feira, 4, o dia começou com sol entre nuvens e temperaturas em elevação, mas a chegada da frente fria no final da tarde trouxe a expectativa de mudanças climáticas. A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou que o sistema pode provocar pancadas de chuva localmente fortes, acompanhadas de descargas elétricas e possíveis tempestades severas até quinta-feira, 7.
Além disso, uma segunda frente fria deve se aproximar do Estado por volta do dia 27 de agosto, trazendo uma massa de ar frio que pode derrubar as temperaturas em grande parte da região. A previsão indica que as manhãs devem ser especialmente frias após a passagem desse sistema.
Para os próximos dias, a Meteoblue prevê temperaturas variando entre 10ºC e 23ºC na segunda-feira, e entre 14ºC e 22ºC até sexta-feira. O mês de agosto, que começou em 1º, deve ser marcado por condições climáticas neutras, sem influência de El Niño ou La Niña, com possibilidade de chuvas nos Estados do Sul e em São Paulo.