O cantor Netinho, ícone do axé baiano, de 58 anos, está em tratamento contra um linfoma, diagnosticado em fevereiro deste ano. O artista, que se tornou famoso na década de 1990 com o hit "Milla", compartilha sua jornada nas redes sociais, demonstrando fé e positividade enquanto se prepara para um transplante autólogo de medula, após quase um mês de internação devido a dores nas costas e nas pernas.
O linfoma é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático, comprometendo a função dos linfócitos, células responsáveis pela defesa do organismo. Segundo a hematologista Camila Marca, do Centro de Tratamento Oncológico (CTO), a doença pode tornar o sistema imunológico menos eficaz no combate a infecções. O tratamento de Netinho inclui a fase final da quimioterapia, seguida do transplante, que utilizará suas próprias células-tronco para substituir a medula óssea comprometida.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 12.040 novos casos de linfoma por ano no Brasil, com maior incidência em homens. Os sintomas iniciais incluem o aumento indolor de gânglios linfáticos, febre, suor noturno e emagrecimento sem causa aparente. A causa exata da doença ainda é desconhecida, mas fatores de risco incluem infecções virais e exposição a produtos químicos.
O diagnóstico é confirmado por meio de biópsia do linfonodo afetado, e o tratamento pode variar conforme o tipo e estágio do linfoma. A conscientização sobre os sinais e sintomas é crucial para um diagnóstico precoce e eficaz, aumentando as chances de sucesso no tratamento.