O petroleiro American Energy, de 274 metros de comprimento, realizou uma entrega significativa de 132 milhões de litros de gás natural liquefeito (GNL) a Porto Rico em junho. A operação foi realizada pela Crowley Maritime, empresa de transporte marítimo com sede em Jacksonville, Flórida, que adquiriu o navio por US$ 25 milhões no ano passado. O GNL, extraído por fraturamento hidráulico nos Estados Unidos, é suficiente para abastecer 80 mil residências por um ano.
Embora o American Energy tenha sido construído em 1994 e estivesse destinado ao desmanche, sua utilização se justifica pela Lei Jones, que exige que navios que transportam cargas entre portos dos EUA sejam construídos no país. A Crowley conseguiu uma exceção para operar o navio em rotas domésticas, utilizando uma brecha na legislação de 1996. Essa estratégia ilustra como a empresa navega pela complexa burocracia do setor.
A Crowley Maritime, que possui 125 embarcações, sendo 112 em conformidade com a Lei Jones, é a maior do setor, com uma receita de US$ 3,5 bilhões. A empresa, controlada pela família Crowley, evita a concorrência com gigantes globais, como Maersk e Cosco, ao se manter em um nicho protegido. A história da Crowley remonta a 1892, quando Tom Crowley, avô do atual presidente, começou seu negócio com um pequeno barco a remo em São Francisco.