O Telescópio Espacial James Webb da NASA anunciou a descoberta de uma lua desconhecida orbitando Urano, revelada na terça-feira. A lua, que foi avistada pela primeira vez em 2 de fevereiro, tem aproximadamente seis milhas de diâmetro, o que pode ter dificultado sua detecção por outros telescópios e pela sonda Voyager 2, que passou pelo planeta há quase quatro décadas. Com essa nova adição, Urano passa a ter um total de 29 luas conhecidas, sendo que as cinco principais são Miranda, Ariel, Umbriel, Titania e Oberon.
A nova lua, atualmente designada como S/2025 U1, ainda não possui um nome oficial, que deverá ser aprovado pela União Astronômica Internacional. A descoberta foi destacada por Maryame El Moutamid, cientista líder do Southwest Research Institute, que a considerou significativa apesar de seu tamanho diminuto. O anúncio também ressalta que a descoberta ainda não passou pelo processo de revisão por pares, e a última lua descoberta antes dessa foi S/2023 U1, identificada em novembro de 2023.
Matthew Tiscareno, membro da equipe de pesquisa do Instituto SETI, comentou que a nova descoberta indica a possibilidade de que existam ainda mais luas a serem descobertas em torno de Urano. Ele enfatizou a necessidade de continuar as investigações para revelar a complexidade do sistema de luas do planeta, sugerindo que há muito mais a ser explorado no espaço ao redor de Urano.