O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) conseguiu uma decisão judicial que determina o afastamento imediato de um agente socioeducativo do Centro de Socioeducação Professora Marlene Henrique Alves (Cense/Campos), localizado em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A medida foi proferida pela 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude e ocorreu no dia 11 de julho.
O agente é acusado de agredir adolescentes internados na unidade, utilizando até mesmo o cabo de um rodo. As denúncias foram formalizadas em uma ação civil pública apresentada pelo MPRJ em 2021, que incluiu depoimentos das vítimas, testemunhas e análises de laudos periciais que corroboraram as alegações.
Além do afastamento do agente, a decisão judicial também determina que os autos sejam enviados à autoridade policial para a devida apuração dos crimes. O g1 tentou contato com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) para verificar se a medida já foi cumprida, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.