Liane Tarouco, uma das pioneiras da internet no Brasil, faleceu aos 78 anos em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (20). A informação foi confirmada por familiares nas redes sociais. Tarouco foi a única brasileira a ser homenageada no Hall da Fama da Internet e deixou um legado significativo na área de tecnologia e educação.
Formada em Física pela UFRGS em 1970 e mestre em Ciência da Computação em 1976, Liane lançou em 1977 o livro “Redes de Comunicação de Dados”, considerado o primeiro sobre o tema no Brasil. Ela também foi responsável pelo projeto Rede Sul de Teleprocessamento, que interligou universidades via redes de computadores. Em 1990, obteve o doutorado em Engenharia Elétrica/Sistemas Digitais pela USP.
A morte de Tarouco é lamentada por diversas instituições, como a Associação Brasileira de Internet (Abranet) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que ressaltam sua dedicação à pesquisa e ao desenvolvimento de aplicativos para a educação. As cerimônias de despedida e sepultamento ocorrerão na tarde desta quinta-feira no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre.