NOVA DÉLHI – Montadoras indianas informaram que a introdução do combustível E20, que contém 20% de etanol, pode resultar em uma redução de 2% a 4% na quilometragem dos veículos. Essa mistura, que visa atender à meta do governo indiano para 2025, gerou descontentamento entre motoristas, especialmente aqueles que utilizam carros mais antigos, devido à sua exclusividade nos postos de combustíveis. O primeiro-ministro Narendra Modi tem promovido essa iniciativa como parte de um esforço para desenvolver energia limpa no país.
P.K. Banerjee, diretor executivo da Sociedade Indiana de Fabricantes de Veículos (Siam), assegurou que o E20 é seguro para uso e que não houve registros de falhas mecânicas em veículos que utilizam essa mistura. No entanto, ele reconheceu que a eficiência pode variar em condições reais de condução. A situação se complicou com a remoção das misturas anteriores, como E5 e E10, deixando os motoristas sem alternativas e aumentando a frustração com informações contraditórias das montadoras.
A insatisfação dos consumidores levou a um aumento nas reclamações nas redes sociais e à possibilidade de um processo na Suprema Corte da Índia sobre a obrigatoriedade do uso do E20. Enquanto as montadoras tentam tranquilizar os motoristas, a falta de clareza nas orientações e a pressão por uma solução rápida podem impactar negativamente a confiança no setor automotivo indiano.