O ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, de 64 anos, foi eleito, de forma unânime, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) nesta segunda-feira, 4 de agosto de 2025. Ele assume o cargo em um momento de transição, com um mandato de dois anos, sucedendo o atual presidente, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que se aposentará compulsoriamente em 25 de setembro de 2025.
Na mesma votação, o ministro Guilherme Caputo Bastos, de 66 anos, foi eleito vice-presidente com 26 votos dos 27 possíveis. Além disso, José Roberto Freire Pimenta, de 69 anos, foi escolhido por unanimidade como corregedor geral da Justiça do Trabalho. A eleição seguiu o Regimento Interno do TST, que determina que apenas os ministros mais antigos da Corte podem concorrer aos cargos.
Em seu discurso de agradecimento, o novo presidente eleito destacou a responsabilidade que assume em um período desafiador para a Justiça. "Recebo esta função dos colegas com muita humildade e com a responsabilidade que eu devo ter no momento tão difícil que passa a Justiça", afirmou. Vale lembrar que Luiz Philippe Vieira de Mello é filho do ex-ministro Luiz Philippe Vieira de Mello, que também integrou o TST.