O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou nesta quarta-feira (6) que as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros representam uma oportunidade para o Brasil diversificar seus parceiros comerciais e fortalecer sua produção interna. A afirmação foi feita durante um evento promovido pelo Esfera Brasil em parceria com o laboratório farmacêutico EMS.
Padilha destacou que o chamado 'tarifaço', que entrou em vigor às 1h01 (horário de Brasília) desta quarta-feira, deve ser encarado como uma mobilização para aumentar a capacidade produtiva do país. 'Eu vejo, em primeiro lugar, esse evento como uma oportunidade para mobilizar tudo o que nós podemos mobilizar no nosso país', afirmou o ministro.
As novas tarifas, que incluem uma alíquota de 50% sobre as importações brasileiras, sendo 10% gerais e 40% adicionais, tornarão as exportações do Brasil para os Estados Unidos significativamente mais caras. Durante o evento, Padilha também criticou a postura do presidente norte-americano, Donald Trump, ressaltando que sua abordagem conflituosa gera inseguranças na área da saúde internacional.